sábado, 18 de setembro de 2021
VOLTAR PARA NOTÍCIAS

12/01/2013

Bebês aprendem o idioma da mãe antes de nascer, diz estudo

UOL

Um novo estudo sugere que os bebês aprendem pequenas partes de sua língua nativa mesmo antes de nascer.

Um bebê desenvolve a capacidade de ouvir por volta de 30 semanas de gestação, e assim ele passa a distinguir a voz de sua mãe durante os dois últimos meses de gravidez. Os pesquisadores testaram 40 recém-nascidos americanos e 40 suecos para ver se eles podiam distinguir entre os sons das vogais em inglês e em sueco. O estudo está previsto para publicação futura no periódico Acta Paediatrica.

Os cientistas deram aos bebês, com idades que variavam entre 7 e 75 horas, chupetas que registraram o número de sucções que eles fizeram. Conforme os bebês sugavam a chupeta, eles ouviam sons de vogais em sueco e em inglês; quanto mais eles sugavam, mais sons eram tocados. Os pesquisadores inferiram o interesse dos bebês pelo som pela quantidade de sucções feitas.

Os bebês americanos sugaram consistentemente mais vezes quando ouviram os sons das vogais suecas, sugerindo que as crianças não as tinham ouvido antes, e os bebês suecos sugaram mais ao ouvir as vogais do inglês.

Aprender tão rapidamente após o nascimento é improvável, concluíram os pesquisadores, então a compreensão dos bebês quanto à diferença entre os sons nativos e não nativos pode ser atribuída somente à aprendizagem pré-natal.

"Mesmo no final da gestação, os bebês já estão fazendo aquilo que farão durante toda a sua infância – aprender sobre a linguagem", disse a principal autora, Christine Moon, da Universidade Luterana do Pacifico em Tacoma, Washington.
Comentários ()




Veja também:

WhatsApp Rádio Alternativa 43-99875-2022
NO AR
RECADOS / PEDIDOS

+ Veja todos os recados

+ Envie seu Recado
ENQUETE

© 2011-2021 Rádio Alternativa AM - A Rádio Coração do Paraná - Cândido de Abreu - PR
Site desenvolvido por euflasio
>>>>>>>>>>