domingo, 26 de setembro de 2021
VOLTAR PARA NOTÍCIAS

11/12/2012

Italianos apresentam Brutus, a moto Off-Road

techtudo

O italiano Alessandro Tartarini, filho do fundador da Italjet, desenvolveu uma nova proposta de motocicleta. Pesando 220 kg, com pneus de 6 e 7 polegadas de largura e aparência robusta, a Brutus promete ser para as motos aquilo que os utilitários esportivos são para os carros: veículos com capacidades off-road, mas que permitem um bom desempenho no asfalto. Segundo a Italjet, a Brutus foi criada para o piloto se sentir à vontade em qualquer uma das situações.

Embora a ideia por trás do projeto soe interessante e a proposta diferente, algumas considerações mais céticas foram feitas pelo blog Autopia. A Brutus é muito pesada para ser uma máquina off-road. Entre os problemas sugeridos pelas especificações e imagens do modelo está a suspensão de curso muito curto. Motos para off-road são esguias e os pneus, além de finos, ficam a uma distância muito grande dos paralamas. Esse espaço é fundamental para a absorção das pancadas entre uma vala e outra, um declive e outro.

Diferente dos carros, motos para terrenos irregulares e mais acidentados precisam ser leves para que o condutor use seu peso como recurso para manobrar o veículo. Pesada, a Brutus corre sério risco de atolar, mesmo com os pneus largos.

Ainda no asfalto, o pneu pode não ser a escolha mais eficiente. Por ser muito largo, ele cria uma zona de contato muito grande com o solo, o que vai exigir bastante esforço e consumo do motor para que a Brutus desenvolva uma boa velocidade. E aí está mais um problema: o motor prometido pela Italjet é um monocilindro de apenas 45 cavalos de potência e capacidade volumétrica de 750 cilindradas. A fabricante italiana espera começar a vender a moto em 2013, ainda não há informações sobre preços e datas.
Comentários ()




Veja também:

WhatsApp Rádio Alternativa 43-99875-2022
NO AR
RECADOS / PEDIDOS

+ Veja todos os recados

+ Envie seu Recado
ENQUETE

© 2011-2021 Rádio Alternativa AM - A Rádio Coração do Paraná - Cândido de Abreu - PR
Site desenvolvido por euflasio
>>>>>>>>>>